Formatos de extensão dos arquivos do AutoCAD

No AutoCAD, pode ser salvo um arquivo em diferentes extensões. Isso depende da finalidade para qual este arquivo será utilizado. O AutoCAD possui 4 tipos de extensão de arquivos que são:

DWG
É o formato padrão onde são feitos todos os desenhos básicos no AutoCad, como planta baixa, cortes, fachadas, topografia, entre outros. Por se tratar de uma extensão principal para este tipo de arquivo, outro programas similares ao AutoCad também utiliza este formado para os desenhos.

Não é necessário escolher esta extensão do formato DWG para salvar os arquivos, porque o próprio programa, salva neste tipo de extensão por padrão. Em alguns casos é necessário apenas mudar a versão de salvamento, como por exemplo, quem usa o AutoCad 2015 e precisa salvar com compatibilidade para o AutoCad 2007, para que este consiga abrir o arquivo.

DXF
É um formato de intercambio para modelos de CAD. Neste formato, o arquivo pode ser aberto facilmente por outros programas como, Adobe Illustrator, Corel Draw e outros.

DWT
É o formato que armazena os modelos  e as configurações para o desenho. Pode-se dizer que é um modelo para os outros arquivos novos. Quando utilizamos um arquivo DWT, o chamamos de “Template”. Nele podemos deixar configurado os layers utilizados para desenhar, as penas e as cores das linhas, as folhas e as configurações das pranchas no “Paper Space”, as escalas e até um modelo de desenho ou de informação para nos auxiliar no arquivo novo que iremos fazer.

Depois de configurado o arquivos, o salvamos com um nome para o reconhecermos como modelo (Template) e salvamos no formato DWT. Assim o AutoCad o salva no lugar correto e todas as vezes que quisermos começar um arquivo com aquelas configurações, é só escolher o template ao abrir um novo arquivo.

DWS
É o formato que armazena padrões de desenho como, layers, estilos de cotas, estilos de tabela, etc. Um arquivo DWS também pode ser utilizado para a definição e integração de padrões de desenho. Ele é pouco utilizado para os arquivos de projetos arquitetônicos.


Dentre este 4, os mais usados são o DWG e o DXF, mas o AutoCad possui mais tipos de extensões além destes quatro tipos. Estes outros tipos não são usual e nem acessível para salvarmos os arquivos, porque se tratam de extensões especiais para complementos do AutoCad.

Fontes: O Projetista, ReviverSoft


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boundary no AUTOCAD

Point, Divide e Measure no AUTOCAD